O que fizemos

O que fizemos

https://natbarreira.wixsite.com/sultopias

O Luta se dedica à pesquisa-ação: desde 2015, trabalhamos para pôr em relação a pesquisa acadêmica alimentada pela prática, e uma prática que, por sua vez, ensina e transforma a pesquisa. Em torno disso, realizamos a documentação de experiências utópicas de Floripa e do mundo, promovemos eventos para pôr em contato e levar adiante as redes e saberes dessas experiências, e experimentamos processos pedagógicos heterodoxos para a própria formação-desconstrução de nosso pensamento.

O Floripa, Cidade Utópica aconteceu em duas edições, em 2016 e em 2018. O evento reúne dezenas de iniciativas (coletivos, movimentos sociais, projetos etc.) que trabalham para melhorar a cidade e a vida das pessoas que moram nela, oferecendo alternativas às formas de se locomover, produzir, conviver, alimentar, aprender, comprar, descartar, usar o espaço urbano, informar e organizar. O I Sultopias – Seminário de Utopias em Ação no Sul, realizado em 2018, explorou as conexões entre utopia e pensamento, ação política, magia, arte e subjetividade, de forma interdisciplinar e para além da academia. 

Entre 2017 e 2018, o Luta realizou o curso de extensão Tópicos Utópicos, na UFSC, em que pedagogias radicais foram exploradas para tratar de temas como amor, magia, sonho, morte, entre outros.