Em Floripa

Utopias em Floripa

PRODUÇÃO & CONSUMO


Brotei Permacultura

Iniciativa social de permacultura urbana. Oferece gestão de resíduos orgânicos para escritórios, residências e condomínios, transformando-os em adubo e cultivo.

http://brotei.com.br/

Revolução dos Baldinhos

Iniciativa de gestão comunitária de resíduos orgânicos e agricultura urbana, que sensibiliza as famílias para a reciclagem das sobras de comida e as transforma em composto orgânico, disseminando o plantio como promoção da saúde e alimentação saudável.

https://revolucaodosbaldinhos.wordpress.com/

Compras Coletivas Ecossolidárias

Grupo de consumo responsável que busca praticar o consumo de maneira ética, visando o bem-estar do indivíduo, sociedade e o bem-conviver com o meio ambiente. O Coletivo Compras Coletivas Ecossolidárias procura estabelecer uma relação justa entre produtores e consumidores. Nosso objetivo é oferecer produtos orgânicos, agroecológicos e artesanais a preços e condições justas para ambos.”

http://comprascoletivasecossolidarias.blogspot.com.br/p/compras-coletivas-eco-solidarias.html

Sítio Saraquá

“Estamos estruturados como agricultores familiares, tirando nosso sustento exclusivamente da terra, trabalhando em parceria com outros produtores ecológicos da Rede Ecovida e com o apoio dos parceiros da cidade que precisam comer bem! Obrigado “organólatras”!”

https://saraqua.com.br

Célula de Consumo Responsável

“Assim, as Células de Consumo Responsável – CCR buscam articular grupos de agricultores vinculados à Rede Ecovida de Agroecologia e grupos de consumidores que optam por consumir orgânicos, promovendo relações de proximidade e cooperação através da venda direta de alimentos.”

https://www.facebook.com/celulasdeconsumidoresresponsaveis/

Empório de Economia Solidária

“Produtos artesanais de economia solidária para decoração, vestuário e alimentação, desenvolvidos com matéria prima reutilizada, reciclada ou orgânica.”

https://www.facebook.com/emporioecosol/

GAAI – Grupo de Artesãos e Artistas Independentes do Sul da Ilha

“O GAAI tem como missão fomentar entre os associados, o espírito de solidariedade junto à Economia Solidária e, em comum interesse ao meio ambiente por meio da reciclagem de Jeans e outros, visando a sustentabilidade e autogestão de seus associados.”

https://www.facebook.com/gaaisuldailha/

Banco de Tempo

Banco cuja “moeda” de troca não é o dinheiro, mas horas.

https://www.facebook.com/btdefloripa/

Armário Coletivo

“O Armário Coletivo é um movimento de intervenção urbana que utiliza armários para transformar espaços públicos e criar novos hábitos de consumo. Eles são construídos a partir de materiais coletados nas ruas, produzidos com a ajuda da própria comunidade. Envolve arte, educação e cultura do compartilhamento.”

https://www.armariocoletivo.com.br/

Alecrim Horta Rio Vermelho

Cooperativa de mulheres, Monte Cristo

https://www.facebook.com/mulheresdoMonteCristo/?utm_campaign=news_corona_9&utm_medium=email&utm_source=RD%20Station


ORGANIZAÇÃO SOCIAL

Coletivo Negro 4p

Poder Para o Povo Preto é um coletivo composto por estudantes negras e negros da UFSC que atua no combate e prevenção às opressões como racismo, machismo, homofobia, lesbofobica, gordofobia, xenofobia, etc. dentro e fora da comunidade acadêmica e em conjunto com outras instituições e Coletivos.

https://www.facebook.com/gruponegro4p/

ADEH (Associação em Defesa dos Direitos Humanos com Enfoque na Sexualidade)

“Somos uma instituição que acolhe vítimas de violência LGBTs e Mulheres, a ADEH é o único centro que acolhe as vítimas do disque 100 do Estado de Santa Catarina. A instituição surge no auge do HIV/AIDS. Sempre presidida por mulheres travestis e pessoas trans desenvolve todos os serviços de forma gratuita a toda a população. Somos em torno de 30 pessoas sendo que 12 são diretores. Os participantes são os próprios usuários do serviço ou estudantes das universidade que vem para trabalhar com a temática de gênero.”

https://adehdireitoshumanos.wordpress.com/

Coletivo Urbanas

“O Coletivo Urbanas é uma iniciativa de alunas da faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFSC e busca combater o machismo no curso e na profissão.”

https://www.facebook.com/ColetivoUrbanas/

MNPR-SC: Movimento População de Rua

O Movimento Nacional de Pessoas em Situação de Rua/SC busca fortalecer as políticas públicas para a população de rua, formada por sujeitos de direitos.

https://www.facebook.com/pages/category/Political-Organization/Mnprsc-Movimento-Nacional-Popula%C3%A7%C3%A3o-Rua-Santa-Catarina-1041869222500080/

Instituto da Cannabis

Há 10 anos o ICa promove pesquisas, estudos e debates acerca da Cannabis em seus diversos usos, dentre eles o recreativo, industrial e medicinal.

https://www.facebook.com/Institutodacann/

AEIUFSC – Associação dos Estudantes Indígenas da UFSC

https://www.facebook.com/Associa%C3%A7%C3%A3o-dos-Estudantes-Ind%C3%ADgenas-da-Ufsc-Aeiufsc-Ufsc-161082237830334/

ICOM – Instituto Comunitário da Grande Florianópolis

“O ICOM atua como Fundação Comunitária, apoiando empresas e indivíduos para que possam fazer investimentos sociais e doações com alto impacto social. Ao mesmo tempo, auxilia organizações da sociedade civil a terem uma gestão mais eficiente e a servirem como canais de participação dos cidadãos para melhorarem a qualidade de vida na Grande Florianópolis e em Santa Catarina.”

http://www.icomfloripa.org.br/

Círculos de Hospitalidade

“Nós desenvolvemos iniciativas nos âmbitos social, cultural e educacional com a intenção de facilitar o processo de integração de comunidades refugiadas e imigrantes as sociedades hospedeiras. Temos projetos na cidade de Florianópolis e também ações internacionais. Nossa missão é restaurar a cultura da paz e hospitalidade em tempos de intolerância contra imigrantes e refugiados. É um movimento de que busca encorajar a reflexão de como percebemos o outro, como nos relacionamos uns com os outros tendo o entendimento da hospitalidade profunda como a arte de abrir-se para a vida e viver desse estado de ser.”

https://www.facebook.com/CirculosHospitalidade/

Ocupa Obarco

Obarco pretende ocupar espaços ociosos e enchê-los com projetos sociais, educacionais e culturais. Organizou seis edições do evento “Tomada”, entre 2015 e 2018; um evento público, aberto, realizado em praça pública, combinando várias ocupações e intervenções — refeições gratuitas com alimentos “reciclados”, antiloja de roupas a preço livre, palco aberto, cinedebates etc. Reúne um público diversificado em termos de classe social, etnia e gênero, com marcante presença de pessoas em situação de rua. O evento promove a cultura livre, a arte e as necessidades básicas, reunindo música, cinema, alimentação, vestuário, economia solidária, na intenção de criar premissas, discursos e estratégias para negar exclusões e privações convencionais e propor a união, a partilha e a abundância.

http://ocupaobarco.com/

Rede IVG, Instituto Padre Vilson

O instituto visa “prestar assessoria técnica e promover a articulação das organizações da sociedade civil na dimensão social, educacional e financeira, que tenham foco na defesa e garantia de direitos da população empobrecida.”

http://www.redeivg.org.br/

LONA

“Acreditamos em associar a potência das conexões aceleradas pelo mundo virtual com a magia dos encontros reais. A Lona Criativa é uma plataforma de inovação, focada na promoção de processos culturais e educacionais livres e de impacto social e econômico. Facilitamos e produzimos encontros e experiências. Conectamos pessoas, negócios, projetos e sonhos, potencializados através de trabalho em rede e colaboração. Estamos cada vez mais espalhados em rede pelo Brasil, vivos, pulsantes, mutantes. Em Floripa temos um espaço para trabalhar, criar e produzir juntos, que funciona como um clube para quem quer cultivar conexões. Você quer usar a casa para um curso, evento, workshop, palestra? Fazemos também! Viemos para pensar nossas relações, nossos propósitos, nossa cidade, nossas relações de trabalho e de ensino e nosso papel no meio disso tudo.”

http://www.lonacriativa.com/

Projeto Qualidade de vida

O projeto funciona como parceria entre uma instituição — associações de moradores, escola, igreja — e o Banco de Tempo, que fornece professores.
“O objetivo do projeto é oferecer cursos, oficinas, tratamento psicológico, psicopedagógico e atendimento jurídico gratuito para toda a comunidade, tendo como proposito melhorar a qualidade de vida, proporcionando novas opções de geração de trabalho e renda, diminuir a desigualdade, desenvolver o sentido de cidadania, incentivar a sociabilidade, reforçar a auto-estima.
O nosso projeto também tem o intuito de ampliar o interesse da comunidade na literatura e para isso acontecer implantamos as Gelatecas que são geladeiras resgatadas do lixo que se transformaram em bibliotecas livres, recheadas de livros, todos podem levar um livro ou deixar um livro que não leem mais, atualmente contamos com 4 Gelatecas espalhadas pelo sul da ilha”.

https://www.facebook.com/PROJETOSOCIALQUALIDADEDEVIDA/

Casa da América Latina

“A CASA DA AMÉRICA LATINA/SC é um projeto que está nascendo, apoiado no sonho de construir uma nova sociedade na qual caibam todos os mundos, excluídos, oprimidos e/ou invisibilizados, neste continente que se convencionou chamar América Latina.”

http://www.iela.ufsc.br/noticia/casa-da-america-latina-em-florianopolis


CULTURA

NaCasa Coletivo Artístico

“O NaCasa é um coletivo de artistas, pesquisadores e web designers que organiza e oferece, na casa onde está instalado, cursos de arte, oficinas e exposições temporárias. A casa funciona ainda como ateliê e espaço de trabalho individual de cada um dos integrantes do coletivo que atualmente conta com a participação de sete membros.”

https://www.facebook.com/Nacasa-coletivo-art%C3%ADstico-1380667375393501/

Batalha das Mina

“A Batalha das Minas começou em 2016 com a intenção de maior visibilidade na cultura de rua feminina, visando a união e a paz.”

https://www.facebook.com/batalhadasminas/

Batalha da Costeira

https://www.facebook.com/batalhadacp/

Batalha da Central

“A Batalha da Central é um Movimento Cultural que propõe diversas formas de expressão artística, seja ela na Batalha de Rap, nas apresentações de Poesia, nas exposições de artes etc. Tem Batalha de conhecimento e Batalha de Sangue.”

https://www.facebook.com/CentralDaBatalha/

Batalha da Alfândega

“Batalhas de Rima, Freestyle, Poesia, Beatbox, Break Dance, Graffite e Cultura HipHop no geral.”

https://www.facebook.com/batalhadalfandega/

Batalha da Armação

“Roda da Armação: Acontece toda 6ª Feir.a no centrinho da Armação, a partir das 19:00h – em Florianópolis – Batalha da Armação é o evento de Batalha de Mc.”

https://www.facebook.com/batalharmacao/

Batalha do Norte

https://www.facebook.com/batalhadonorte/

Baiacu de Alguém

Projeto Pescadores de Cultura: “O projeto Pescadores de Cultura tem como meta potencializar a rede de iniciativas culturais do distrito de Santo Antônio de Lisboa, através do resgate das tradições de sua cultura popular, bem como do incentivo na formação e expressão musical para moradores do distrito e da cidade de Florianópolis, construindo espaços de integração comunitária.”

http://www.baiacudealguem.com.br/

Coletivo Peabiru de Teatro

“Atualmente o Coletivo reside na Ilha de Santa Catarina, capital do estado. Segue com as apresentações do seu primeiro trabalho, e realiza o Projeto Peabiru da Brincadeira – Formação de Brincantes – com o apoio do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2014. O projeto de formação propõe a participação do coletivo no curso “A Arte do Brincante para Educadores”- Florianópolis, oferecido pelo Brincante Instituto Brincante em parceria com o Espaço Imaginário e a Escola Casa Amarela. E uma serie de intervenções com a brincadeira “IORÉ” e oficinas de vivência-brincante junto à comunidade.”

http://viagemteatro.wixsite.com/coletivopeabiru

Uduplu Coletivo Cultural

Informações adicionais não encontradas.

Cores de Aidê

“Ao longo da sua existência a Banda Cores de Aidê agregou mulheres diversas em seus percursos, histórias, estéticas, vivências, gerações e procedências através da percussão, fazendo-as convergir na compreensão da potência artística e política do samba reggae e na construção coletiva da identidade conceitual da criação da logomarca, composições autorais, espetáculos cênico, repertório, figurino, coreografia, arranjos de vozes, entre outros. A percepção de um meio percussivo hegemonicamente masculino no cenário musical do país, especialmente no samba reggae, torna a proposta de uma formação de mulheres estrategicamente transgressora e provocativa, uma vez que, por meio dos seus tambores, fazem suas vozes ecoarem e serem ouvidas. É, também, por meio do samba reggae que as Cores de Aidê vislumbram um caminho possível de se posicionar artístico-politicamente no Sul do Brasil.”

http://coresdeaide.com.br/

Maracatu Arrasta Ilha

“O Grupo Arrasta Ilha atua desde de 2002 em Florianópolis e tem por objetivo difundir a cultura do Maracatu de Baque Virado, além de outras manifestações populares como o boi de mamão, afoxé, e coco de roda. As apresentações acontecem geralmente na rua, em forma de cortejo, como no carnaval, mas o grupo também realiza apresentações de palco.”

http://arrastailha.blogspot.com/

Coletivo Abayomi

“O grupo Abayomi realiza pesquisa em dança e música de matriz africana e afro-brasileira, em especial a cultura Mandeng, presente na Guiné, Senegal, Costa do Marfim e outros países do oeste africano. A partir de oficinas de estudo, constitui um grupo artístico focado no trânsito entre culturas, na reinterpretação de linguagens e na incorporação de novos conteúdos como ritmos afro-brasileiros, instrumentos musicais e dança contemporânea.”

http://abayomi.art.br/

Ponto de Cultura Arreda Boi

“Associação Cultural Arreda Boi teve início em 1994, na comunidade da Barra da Lagoa/Fpolis, reunindo pessoas de diferentes gerações, de crianças a idosos/as, interessados/as na brincadeira do boi de mamão, prática cultural local.
Desde 1994, o Arreda Boi foi assumindo um papel importante no cenário cultural da comunidade da Barra da Lagoa e da cidade de Florianópolis. Dentre as ações desenvolvidas, todas elas oferecidas gratuitamente, estão: oficinas de cantoria, percussão, construção de tambores, danças populares, teatro, construção de bonecos e renda de bilro; desfiles de carnaval com o bloco do boi do Arreda; Encontros de Boi de Mamão da Bacia da Lagoa; apresentações em festas populares; exposição do passo a passo da construção dos bonecos da brincadeira do boi de mamão (Edital de Apoio às Culturas 007/2012 – Cultura Popular).”

http://www.arredaboi.org.br/

Círculo Artístico Teodora

Associação cultural localizada no Campeche que promove oficinas e atividades diversas para a comunidade.

http://circuloartisticoteodora.blogspot.com/

Coletivo Tecendo – Cultura Arte e Educação

“O Tecendo é um grupo de pesquisa sobre educação, arte e cultura.”

https://www.facebook.com/tecendo/

Coletivo Africatarina

“O Projeto AFRICATARINA de Percussão teve início no ano de 2001 e oferece curso permanente e gratuito de percussão a crianças e adolescentes das comunidades do sul da ilha de Santa Catarina, em Florianópolis. Atualmente, atende a cerca de 40 alunas e alunos com idade de 7 a 17 anos. O curso acompanha o calendário letivo da escola regular e acontece em duas aulas por semana na Escola Comunitária da Lagoa do Peri.”

https://africatarina.wordpress.com/

Espaço Cultural Armazém – Coletivo Elza

“Espaço Cultural que nasce como um coletivo de mulheres com o objetivo de promover a arte, a cultura, publicações de artistas e empoderamento feminino.”

https://www.facebook.com/armazemcoletivoelza/

NEga

“Um dos grupos que resgata a cultura negra por meio da arte na capital é o Coletivo NEGA (Negras Experimentações Grupo de Artes) o único grupo de Teatro Negro de Santa Catarina. Sua existência e ações extrapolam, porém, o âmbito teatral e ampliam-se na construção cultural da arte negra catarinense. Para realizar esta construção, atores e atrizes (hoje composto apenas por jovens mulheres negras, o Coletivo já integrou artistas homens ao longo de seus sete anos de existência) do Coletivo se formam para desenvolver um diálogo íntimo com a sociedade catarinense acerca de temas de interesse da população negra do Estado.”

https://www.facebook.com/coletivonega

Engenho do Zé / Os Indirigíveis

Informações adicionais não encontradas.

https://www.facebook.com/Engenho-do-Z%C3%A9-321444554915097/

Casinha de Cultura do Rio Vermelho

“Somos um coletivo de voluntários moradores desse lindo bairro e gostamos de dedicar parte de nosso tempo promovendo atividades culturais gratuitas e abertas para todos os públicos.”

https://www.facebook.com/CasinhaDeCulturaRioVermelho/

Desdobrando Arte Ateliê

“A Desdobrando Arte Ateliê é uma associação cultural que visa levar cultura a todos. Conta hoje com dois grandes núcleos voltados ao teatro e aos jogos eletrônicos e está em processo de expansão.”

http://desdobrandoarte.wixsite.com/desdobrandoarte


INFORMAÇÃO

Maruim

Coletivo de jornalismo. “Nossa missão é produzir notícias e reportagens que contribuam para a transformação da realidade injusta e segregadora em que vivemos. Nosso conteúdo jornalístico tenta disputar as narrativas sobre a cidade. Os principais temas que exploramos são meio ambiente, mobilidade, segurança pública e ocupação do espaço urbano.”

http://maruim.org/

Catarinas

Jornalismo com perspectiva de gênero. “Nossa proposta de trabalho consiste em desenvolver conteúdo jornalístico de qualidade, com perspectiva feminista, na área de direitos humanos e enfoque no direito das mulheres.“

https://catarinas.info/

Desacato

cooperativa de trabalho em comunicação e cultura: “O Portal Desacato foi criado e é desenvolvido com o propósito de informar, educar, formar e contribuir na transformação da sociedade.”

http://desacato.info/

Politize!

“Fortalecer a cultura política democrática no Brasil, levando educação política a qualquer pessoa, em qualquer lugar.“

http://www.politize.com.br/

AzMina

Informação e educação feminista e independente. Jornalismo, palestras, consultorias, campanhas e cursos para equidade de gênero.

AzMina é uma instituição sem fins lucrativos cujo objetivo é usar a informação para combater os diversos tipos de violência que atingem mulheres brasileiras. Realizamos consultorias, palestras e debates para aprofundar a discussão sobre os direitos da mulher.

Já a Revista AzMina é uma publicação online e gratuita para mulheres de A a Z. Nela, há jornalismo investigativo acessível, de qualidade. – Link para a matéria: Quem somos – AzMina

https://azmina.com.br/

Nave Rede Livre

Muitas estão listadas aqui, como tripulantes deste evento – o que é também muito interessante, sobre criar uma economia para a maioria.

http://nave.redelivre.org.br/

Coletivo Jornalismo sem Machismo

O Coletivo Jornalismo Sem Machismo foi criado no segundo semestre de 2014 pelas alunas de Jornalismo da UFSC. A intenção é combater o machismo presente no curso e na profissão.

https://www.facebook.com/jorsemmachismo/about


ESPAÇO URBANO E NATUREZA

Mosal – Saneamento descentralizado

Informações adicionais não encontradas.

https://www.facebook.com/mosal.saneamentodescentralizado

NeAmb

Núcleo de Educação Ambiental, vinculado ao Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC. “O principal objetivo é inserir e trabalhar as questões socioambientais em todos os centros da UFSC e nas comunidades de atuação dos projetos, incentivando metodologias interdisciplinares e desenvolvendo pesquisas com a aplicação de tecnologias sociais, através do suporte técnico e do conhecimento gerado na Universidade. Outras ações do grupo são mutirões, palestras, aulas, dinâmicas, oficinas, capacitações, trotes eco-solidários e intervenções artísticas diversas.”

http://www.neamb.ufsc.br/

Movimento Ponta do Coral

Movimento que visa defender o uso 100% público do local conhecido como “Ponta do Coral”, no centro de Florianópolis, local visado por grandes construtoras.

https://parqueculturaldas3pontas.wordpress.com/

GreenDrinks

“Toda primeira terça-feira do mês o Green Drinks Floripa, que é parte de uma iniciativa global, abre um espaço para que profissionais, instituições e pessoas interessadas em sustentabilidade possam se reunir e trocar experiências. O tema no evento de dezembro é Educação, Responsabilidade Social e Mobilização Comunitária – Plataforma MOI. Participe!”

https://socialgoodbrasil.org.br/2012/green-drinks-floripa-2

GreenPeace Floripa

Grupo de voluntários do Greenpeace em Florianópolis.

https://greenwire.greenpeace.org/brazil/pt-br/groups/greenpeace-florian%C3%B3polis

Centro Sapiens

“é um projeto que visa tornar a região leste do Centro Histórico de Florianópolis em um Distrito Criativo, através de um processo denominado revitalização urbana e por meio do fomento da economia criativa local.”

https://centrosapiens.com.br/


MOBILIDADE URBANA

Tarifa Zero

Movimento nacional pela gratuidade do transporte público.

http://tarifazero.org/

Caminhada Jane Jacobs Floripa

“Movimento criado em junho de 2013 dedicado à promoção da mobilidade do pedestre em Florianópolis e inspirado pela figura da ativista Jane Jacobs.”

https://www.facebook.com/janejacobs.walk.1/

Bicicleta na Escola

“A ideia nasceu no momento em que percebemos que as crianças estavam indo de bicicleta para a escola, transformando o brinquedo em meio de transporte. E como as ruas não são pensadas para os pedestres e muito menos para as bicicletas, começamos a pensar numa forma de orientar e fazer valer o direito de ir e vir”, explica Ana.

http://rebrinc.com.br/noticias/educacao/projeto-bicicleta-na-escola/

Quadrado [Sinalização cidadã]

“Está a nossa disposição um dos Quadrados vazios da BaíaSul, ali estamos montando uma pista de MTB para criança que serpenteará o Pomar dos Ciclistas. Somos um grupo e você pode se juntar a nós ou ir lá e plantar uma árvore frutifera.”

https://www.facebook.com/pomardosciclistas/

Pedal solidário – Bicicletas para cegos

Informações adicionais não encontradas.

AMoBici

Associação Mobilidade por Bicicleta e Modos Sustentáveis: “Trabalhar pela implantação de um sistema cicloviário sustentável e completo, aumentando o número de viagens seguras em Florianópolis. Promover a mobilidade observando a igualdade de direitos.”

https://amobici.org.br/

Floripa + Acessível

Projeto que visa ampliar a acessibilidade de Floripa para pessoas com alguma deficiência.

http://floripacessivel.com.br/


EDUCAÇÃO

Tarrafa Hacker Space

“O Tarrafa é um HackerSpace situado em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.”

http://tarrafa.net/

Casa Vermelha

“A Casa Vermelha se propõe a ser um espaço de troca entre artistas e comunidade, oferecendo cursos e eventos que possam estreitar a relação do criador com o espectador. Exposições, exibições de filmes, apresentações musicais, mostras teatrais, eventos de economia criativa, entre outros.”

https://www.casavermelha.art.br/

Jocum Floripa

“Somos uma comunidade missionária urbana, localizada na ilha de Florianópolis. Com o propósito de mobilizar, equipar e empoderar jovens como agentes de transformação nas mais diversas áreas da sociedade, proporcionando uma experiência transformadora de vida, que inspire o jovem a conectar sua vocação com um propósito maior, tanto a nível local quanto global.”

https://www.jocumfloripa.org/

Code for Floripa

“O CODE FOR FLORIPA é uma iniciativa sem fins lucrativos que tem como objetivo desenvolver soluções tecnológicas gratuitas e de código aberto para Florianópolis, através de cidadãos que estão dispostos a resolver problemas da cidade de forma voluntária.”

http://codeforfloripa.com/

Gestus

“A Gestão Estudantil Universitária Integrar – GESTUS – é um grupo de trabalho, dentro do Projeto de Educação Comunitária Integrar, que tem como objetivo orientar e auxiliar os estudantes do Projeto aprovados nas universidades públicas ou privadas dentro do sistema do PROUNI, oferecendo-lhes suporte para sua permanência na universidade.O grupo é composto por estudantes universitários de graduação e pós-graduação, por educadores e lutadores sociais, todos com o intuito de alterar a realidade da universidade brasileira, investigando e ressignificando concepções, valores, relações, de forma a ampliar a formação do estudante com participação e cidadania.”

http://www.projetointegrar.org/gestus/

Associação Sagres

“A Associação Sagres é um centro de educação antroposófico atuante há mais de quinze anos e referência da Antroposofia no Sul do Brasil. (…) Temos a missão de: Fomentar o Desenvolvimento do Ser Humano no âmbito individual, social e profissional, tendo como base a Antroposofia, através de cursos e formações antroposóficas, nas áreas artísticas, médico-terapêuticas, pedagogia de adultos, antroposofia básica e de parcerias com instituições médicas, terapêuticas e sociais.”

https://www.asssagres.org.br/

Projeto Integrar

“Buscando envolver o estudante com os princípios da educação popular e da cidadania em seu sentido mais profundo, o Projeto Integrar é formado por educadores totalmente voluntários e tem estrutura autônoma, sem vinculação com governos, partidos políticos, ou autarquias. Somos um projeto em constante transformação, que busca a cada dia se aproximar mais de suas próprias utopias; uma possibilidade de educação comunitária que reconhece e valoriza as diferenças, para fazer diferente.”

http://www.projetointegrar.org/

Escola dos sonhos

“Os pilares que sustentam nossa proposta pedagógica são a educação ambiental, a arte e a cidadania. Nossa escola é multireferencialista, ou seja, criamos através de muito estudo e de 18 anos de experiência em educação nossa própria linha pedagógica”. Participa do Programa Ecoescolas.

http://www.escoladossonhos.com.br/quemsomos.asp?id=12

(Escola dos sonhos) Instituto Aruana

“Partindo de princípios da Educação Ambiental e da Ecopedagogia, o Instituto atua em duas atividades principais: a formação continuada de professores e a realização de vivências para adultos e crianças. A atuação na formação docente alia teoria e prática, compartilhando nossa experiência com outros educadores e contribuindo para a construção de novos saberes. É adaptada a cada grupo, de acordo com o perfil e as necessidades apresentadas, por meio de cursos e oficinas. As vivências são realizadas em nossa sede, na Vargem Grande, com 50 mil m2 de área verde e ampla infra-estrutura pedagógica. Nas vivências adultos e crianças ampliam seus conhecimentos e passam horas agradáveis num ambiente composto por horta orgânica, viveiro de mudas, composteira, agrofloresta, espiral de ervas, viveiros de pequenos animais, parques, trilha, cabana na árvore, tirolesa, rio, entre outros.”

https://www.facebook.com/institutoaruana

Coletivo Alecrim, Educação em Cooperação

“Somos um grupo de crianças e adultos que estão se desenvolvendo, aprendendo e explorando as possibilidades de uma auto-educação juntos.”

https://www.facebook.com/coletivoalecrimeducacao/


SAÚDE INTEGRAL

Coletivo Pira

O Coletivo PIRA – Produção Integrada de Luta Antimanicomial surgiu com o intuito de agregar pessoas em torno do contexto da Luta Antimanicomial. É um grupo horizontal, composto por profissionais da rede de Saúde, estudantes, usuários, e familiares, aberto a todos os que se interessarem pela temática.

https://coletivopira.wordpress.com/about/

Coletivo Flor da Vida

“Um espaço Coletivo para todos manifestarem seus dons, através da sua Arte e inspiração com práticas terapêuticas, ecológicas e sustentáveis.”

https://www.facebook.com/pg/coletivoflordavida/

Odoyá Doulagem

“Odoyá é um coletivo de doulas que a partir da inclusão se propõe a acompanhar, informar e acolher aspectos tocantes a gestação, parto e pós-parto.”

https://www.facebook.com/pg/odoyadoulagem

Associação Pico do Beija-Flor

“A Associação Espiritual, Ambiental, Educacional e Cultural Pico do Beija-Flor, fundada em 15/03/2015, situa-se na montanha mais alta da Ilha de Florianópolis, no estado de Santa Catarina, sul do Brasil, dentro de uma propriedade particular. Os guardiões desta terra, como se intitulam os proprietários, cederam grande parte de sua área para uso dos associados e amigos da casa. O nome da Associação teve origem do nome que os moradores locais a chamam, Pico do Beija-Flor. E seu papel, foi assim definido pela união de propósitos missioneiros individuais, mas com objetivos expansionistas, visando o progresso da humanidade através do desenvolvimento espiritual do ser humano e em harmonia com o planeta Terra e todos os seres que nesta habitam.”

https://www.facebook.com/picodobeijaflor/

Mikael Masculino da Alma

“Reúne homens dispostos a se transformarem.”

https://www.facebook.com/masculinodaalma

Amor em Movimento

“Organiza há quatro anos Maratonas do Abraço nas ruas de várias cidades como forma de irradiar o amor, afeto e esperança para a população.”

https://www.facebook.com/AmorMov/


COMUNIDADES

Instituto Çarakura

“O Instituto tem por finalidade desenvolver projetos de educação ambiental e ações referentes à pesquisa científica e tecnológica que facilitem a aplicação de tecnologias sociais, ou seja, simples, eficientes, de baixo custo e baixo impacto ambiental, além de desenvolver e aplicar programas ambientais em cumprimento das condicionantes de licenciamentos ambientais.”

http://www.institutocarakura.org.br/


REDES DE UTOPIAS

Intervenções da sociedade civil organizada durante isolamento pelo coronavírus, ICOM

“Conheça iniciativas de Organizações da Sociedade Civil (OSCs), grupos e movimentos sociais que garantem alimentação a pessoas em situação de vulnerabilidade social ou risco na Grande Florianópolis e veja como colaborar com cada uma delas. Mapeamento feito pelo Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICOM). Saiba mais em http://coronavirus.icomfloripa.org.br/.”

https://www.google.com/maps/d/u/0/viewer?mid=1MH1liFmNnjdW6c-QfQfAWUKwhGu15GXY&utm_campaign=news_corona_9&utm_medium=email&utm_source=RD%20Station&ll=-27.58613873479586%2C-48.47358448204739&z=9