LUTA Laboratório da Utopia Quem somos

O que é o Luta

O Laboratório da Utopia Luta – trabalha pelo fortalecimento das utopias que já acontecem, aqui e agora. Buscamos práticas utópicas que subvertam, de uma maneira ou de outra, as práticas usuais capitalistas e que, experimentando outras formas de relação, de produção, de consumo, de troca, mostram que outra sociedade não apenas é possível, mas já acontece nas fissuras e margens da nossa. O Luta advoga por formas de viver e de se organizar fundadas na coletividade, na solidariedade, no afeto, na reciprocidade. Uma vida sensível ao cuidado e construída na positividade da diferença.

Identificar

O Luta mapeia ações de transformação social levadas adiante por grupos em todo o mundo.

Sistematizar

As ações são observadas e as práticas, descritas em detalhe, para favorecer sua multiplicação.

Disseminar

O projeto faz materiais em linguagem simple para ajudar a divulgar essas práticas.

Conectar

Nossa equipe também atua para pôr em contato ativistas que podem cooperar entre si.

Experiências Utópicas

Você já percebeu quantas utopias acontecem ao seu redor? Quantas experiências conectam pessoas e oferecem jeitos alternativos de suprir necessidades, movimentar serviços, criar relações e trocas? E se essas experiências se encontrarem e se interligarem, formando uma rede? Essa é uma curiosidade que impulsiona o Laboratório da Utopia. Temos intenção de articular os coletivos existentes que propõem alternativas ao modelo dominante.

Práticas utópicas por aí

O Luta mapeou mais de 40 coletivos com iniciativas de transformação social em ação em Florianópolis. Eles atuam nas áreas de educação, comunicação, saúde, organização social, preservação ambiental, produção e tecnologia (entre outras), e mobilizam centenas de ativistas. Algumas já foram extintas, mas outras permanecem ativas por longo tempo. O Luta sistematizou as características de uma parte delas, como o Armário Coletivo e as Células de Consumo Responsável. Conheça o mapa com essas experiências.

Clique aqui para conhecer algumas ações.

O Brasil, com suas profundas e históricas desigualdades, é um celeiro de utopias em ação. Nas periferias das metrópoles e nas áreas rurais, em iniciativas pouco conhecidas ou internacionalmente reconhecidas, o povo se organiza para viver experiências de igualdade social, preservação ambiental, anticonsumismo. Veja os casos que mais nos inspiram, numa coleção que contempla a memória dessas lutas e algumas iniciativas em ação hoje.

Clique aqui para conhecer algumas ações.

Iniciativas anticapitalistas atuando nas fissuras do sistema estão espalhadas em todo o planeta – de Chiapas ao altiplano boliviano, de Mondragón a Mumbai. O mapa de experiências que apresentamos aqui compõe um mundo ao revés, que dá prioridade às pessoas (não ao dinheiro ou às mercadorias), valoriza relações (não hierarquias), entende o humano como parte da natureza. É a humanatureza resistindo às violências do sistemaVocê já percebeu quantas utopias acontecem ao seu redor?

Clique aqui para conhecer algumas ações.

Como identificar uma experiência utópica?

Para saber se você já teve contato com alguma experiência utópica, é bem simples. Pense numa prática social que você conhece (por exemplo, uma feira, um projeto, uma escola, um coletivo, uma horta comunitária…) e então faça as seguintes perguntas:

Ruptura

A experiência em que você está pensando confronta valores que separam e excluem, tais como individualismo, competitividade e degradação da natureza?

Relações

Ela cria um modo alternativo de relações a partir de valores como solidariedade, afeto, cuidados com as pessoas e com o planeta?

Bem coletivo

Se mais pessoas a praticarem e multiplicarem pelo mundo, mais seres serão beneficiados?

Bingo!

Se você respondeu sim para todas as perguntas, a experiência em que você pensou é utópica. São essas experiências que o Luta investiga e apoia.

Últimas Notícias

Quem Somos