Pelo Mundo

Utopias pelo mundo

PRODUÇÃO & CONSUMO

Oz Harvest (Austrália)

Mercado livre de “comida recuperada” (alimentos que sobram de estabelecimentos que trabalham com comida e costumam ir pro lixo, embora sejam bons para consumo).

http://www.ozharvest.org/what-we-do/

GASAPs (Groupe d’Achats Solidaires de l’Agriculture Paysanne, Bélgica), AMAPS (Association pour le Maintien de l’Agriculture Paysane, França)

Grupos de compra solidária da agricultura familiar.

https://brussels-express.eu/gasap-the-citizens-initiative-that-supports-peasant-agriculture/
http://www.reseau-amap.org/amap.php

Food not bombs (Estados Unidos e outros países)

Movimento mundial de voluntários, recupera alimentos que seriam descartados e fornece refeições veganas e vegetarianas gratuitas em mais de 1.000 cidades em 65 países. O movimento começou em 1980 para protestar contra o orçamento militar dos EUA, a pobreza e a destruição do meio ambiente.

http://foodnotbombs.net/new_site/

Shareable (Estados Unidos)

Mais de 300 “manuais de instruções” com orientações para compartilhar mais em comunidade em áreas variadas (habitação, comida, transporte, tecnologia, trabalho, dinheiro e outras)

https://www.shareable.net/how-to-share/

Beacon Food Forest (Estados Unidos)

Floresta comestível onde moradores podem colher alimentos de graça.

https://beaconfoodforest.org/
https://vimeo.com/43583846

La Louve (Paris)

La Louve é o primeiro supermercado cooperativo e participativo de Paris, sem fins lucrativos e gerido pelos integrantes.

https://www.youtube.com/watch?v=lUY62NJGZjs
https://cooplalouve.fr/

Coopaname (França)

A Coopaname é uma cooperativa de trabalhadores nascida do movimento das cooperativas de atividade e emprego. Multiatividade e aberta, a Coopaname oferece a todos os trabalhadores, sejam designers gráficos ou reparadores de cadeiras, consultores ou vendedores de e-commerce, desenvolvedores de informática ou mágicos, que possam ingressar livremente na cooperativa, contribuir com seus conhecimentos, realizar e desenvolver, de forma autônoma, uma atividade econômica que lhe permitirá trabalhar e se beneficiar de proteção social.

http://www.coopaname.coop/


ORGANIZAÇÃO SOCIAL

Community Land Trust (CLT) (Vários países)

Um community land trust (CLT) é uma corporação sem fins lucrativos que desenvolve e administra moradias populares, jardins comunitários, edifícios cívicos, espaços comerciais e outros bens comunitários em nome de uma comunidade. Os “CLTs” equilibram as necessidades dos indivíduos para acessar terrenos e manter a segurança da posse com a necessidade da comunidade de manter a acessibilidade econômica, diversidade econômica e acesso local a serviços essenciais. Sua história começou na Índia como apoio a pequenos agricultores (iniciativas Bhoodan, Gramdan, inspiradas em Gandhi), seguiu pela população negra nos EUA (Celo Community, Georgia; New Communities Inc.), inspirou-se na experiência realizada pelo Fundo Nacional Judaico, e nos anos 80 ganhou força chegando a áreas urbanas dos EUA. As experiências garantem moradia acessível e digna, evitam a superespeculação imobiliária e constróem espaços comuns como hortas comunitárias. Hoje, o movimento encontra variações pelos EUA, Inglaterra, Bélgica e outros lugares.

http://www.communitylandtrusts.org.uk/what-is-a-clt (Inglaterra)
https://cltb.be/en/ (Bélgica)
https://community-wealth.org/ (EUA)
https://groundedsolutions.org/strengthening-neighborhoods/community-land-trusts

Comuna Asbl (Bélgica)

Ocupadores formais: estratégia não usual com ótimo e crescente sucesso. São oficialmente uma associação que revitaliza imóveis abandonados e dão a eles utilidade de moradia e cultura. Eles habitam os prédios e promovem eventos culturais, refeições com comida que seria desperdiçada, mercado livre e integram imigrantes ilegais nas comunidades em que atuam.

http://communaasbl.wixsite.com/asbl

Rebuild Foundation (Estados Unidos)

Transformam prédios abandonados em espaços artísticos.

https://rebuild-foundation.org/

Indignez-vous (Bélgica)

Rede bélgica de movimentos de resistência e transformação.

http://www.indignez-vous.be/index.html#convergence

Triodos Banks (Europa)

Um banco que faz empréstimos e investe apenas em organizações que beneficiam pessoas e o meio-ambiente, aberto às decisões dos clientes.

https://www.triodos.com/en/about-triodos-bank/

Transition Towns

O movimento das Cidades em Transição, ou Transition Towns, foi criado com o objetivo de transformar as cidades em modelos sustentáveis, menos dependentes do petróleo, mais integradas à natureza e mais resistentes a crises externas, tanto econômicas como ecológicas. Está presente em 14 países e envolve mais de 321 Iniciativas Oficiais de Transição (em cidades, bairros e até ilhas) e 227 iniciativas em formação.

https://transitionnetwork.org/
PDFShared Governance and Working in Circles Guide

Council Collective; Way of Council; Center for Council

Círculos de conversa, comunicação empática, aprender a escutar. Comunicação em assembleias, escuta sensível, caminhos para a busca de consenso.

https://www.necouncilcollective.org/resources
https://waysofcouncil.net
https://www.centerforcouncil.org

Institute for Collective Action

Página dedicada ao estudo de instituições para a ação coletiva, ou seja, arranjos institucionais formados por grupos de pessoas a fim de superar certos problemas comuns durante longo período de tempo, estabelecendo regras relativas ao acesso ao grupo (associação), uso e gestão dos recursos e serviços que o grupo possui. Descreve instituições que se originaram há muito tempo na história, como guildas e comuns.

http://www.collective-action.info/introduction

Pedro Consorte

Conteúdo sobre Comunicação Não Violenta.

https://pedroconsortebr.wordpress.com/downloads/

Cool block (Estados Unidos)

Iniciativa que transforma bairros em unidades de ação e apoio mútuo, sobretudo para resiliência diante da crise climática.

https://coolblock.org/how-does-program-work

Forum for the Future (Estados Unidos)

O grupo se apresenta assim: “Nós nos especializamos em enfrentar desafios globais críticos, catalisando mudanças em sistemas essenciais, de alimentos a vestuário, energia a remessa. Fazemos isso convocando colaborações transformacionais para impulsionar a mudança, estabelecendo parcerias com organizações para ajudá-las a liderar pelo exemplo e construindo uma comunidade global de pioneiros e agentes de mudança.”

https://www.forumforthefuture.org/reinventing-the-way-the-world-works

Arroyo Seco: Sustainable Economies, Community Organization (Estados Unidos)

Criado pelo movimento do Banco do Tempo de Los Angeles, tem projetos como uma rede de Bancos de Tempo, fundos de empréstimo para comunidades e incubadora de economia local.

http://www.arroyo-seco.org/mission.html

Systems innovation (Estados Unidos)

Plataforma colaborativa online para aprendizagem sobre pensamento sistêmico e mudança sistêmica.

https://systemsinnovation.io/

Colectivx Ch’ixi (La Paz, Bolívia)

Silvia Rivera Cusiqanqui, socióloga, historiadora, indigenista e agrofloresteira, conduz um coletivo dedicado ao mais básico: saúde, alimentação, identidade. O grupo cultiva orgânicos, organiza eventos culturais, oferece curso de Aymara, realiza mingas aos sábados – trabalho coletivo, comida coletiva.

http://colectivachixi.blogspot.com/https://www.facebook.com/colectivxchixi


OCUPAÇÕES


CULTURA

Cultural creatives

Pesquisa feita nos Estados Unidos e replicada na Europa, constatando que mais de um terço da população desses lugares se identifica com uma cultura emergente e “alternativa”.

http://culturalcreatives.org/cultural-creatives/https://en.wikipedia.org/wiki/The_Cultural_Creatives


INFORMAÇÃO

Young Reporters for the Environment (Vários países)

Oferece a jovens de 11 a 25 anos de 45 países uma plataforma para pesquisar questões ambientais e promover soluções por meio de reportagens investigativas, fotografia e videojornalismo.

https://www.yre.global/

Transform! Europe

Rede de 34 organizações europeias de 22 países, ativas no domínio da educação política e da análise científica crítica. O projeto pretende contribuir para promover relações pacíficas entre os povos e para a transformação do mundo atual.

https://www.transform-network.net/

Vitrina Dystópica

Canal de divulgação de conteúdo multimpidia do Grupo de Estudos Esperimentais “Paul K. Feyerabend”.

https://dystopica.org


ESPAÇO URBANO E NATUREZA

Foundation for environmental education

Maior organização de educação ecológica do mundo, com membros de 77 países. Realiza os programas Ecoescolas (sustentabilidade em escolas), Leaf (Learning About Forests, educação em campo), Green Key (sustentabilidade em negócios de hospedagem), Blue Flag (sustentabilidade em praias e marinhas) e Young Reporters for the Environment.

https://www.fee.global/

Living Landscapes Climate Science Project (Estados Unidos)

Conjunto abrangente de recursos educacionais sobre ciência do clima com base na cultura para comunidades nativas

https://www.skclivinglandscapes.org/

Watershed Management Group (Estados Unidos)

Desenvolve soluções baseadas na comunidade para garantir prosperidade às pessoas a longo prazo e saúde do meio ambiente. Oferece conhecimentos, habilidades e recursos para meios de vida sustentáveis.

https://watershedmg.org/

Noble Peace Tribe (Estados Unidos)

Florestas de alimentos, parques comestíveis e jardins florestais, nos quais é possível colher grande variedade de ingredientes locais e sazonais para preparar alimentos com a maior densidade nutricional possível enquanto se regenera o solo e a biodiversidade. Promove conhecimento sobre a produção local de alimentos para as comunidades.

https://noblepeacetribe.org/


EDUCAÇÃO

Programa Ecoescolas

Ao mesmo tempo em que abrange diferentes aspectos do desenvolvimento sustentável e constrói laços com a comunidade, o programa estende a aprendizagem para além da sala de aula e desenvolve atitudes responsáveis e compromisso, tanto em casa como em toda a comunidade. O programa Eco-Escolas fornece um sistema integrado de gestão ambiental das escolas.

http://www.ecoescolas.org.br/

P2P Foundation

Desde 2005, a P2P Foundation pesquisa, cataloga e defende o potencial das abordagens baseadas em P2P e Commons para a mudança social e de consciência.

https://p2pfoundation.net/


SAÚDE INTEGRAL


COMUNIDADES

Ecome center (Palestina/Israel)

Palestinos e israelitas vivendo e trabalhando junto neste “Centro para a Paz e Sustentabilidade no Mediterrâneo”. Eles oferecem aulas em árabe e hebreu, workshops de comunicação não violenta, workshops de artes, etc.

http://ecomecenter.org/en/welcome/

Samar Kibbutz (Israel)

Um kibbutz anarquista no deserto. Provavelmente uma das mais radicais e estáveis comunidades por ali – sem chefes, sem regras, com uma única conta de banco para todos os membros…

http://www.kibbutz-samar.com/

Schloss Walchen (Áustria)

Um castelo transformado pelos herdeiros em uma comunidade aberta. Ali vivem muitos “freemen”, incluindo o primeiro sujeito a fazer isso — a recusa formal da nacionalidade e a não sujeição às leis do país (da mesma maneira, sem direitos, sem documentos, sem viagens de avião etc.

https://www.facebook.com/schlosswalchen/

Calafou (Espanha)

Comunidade anarquista “Colonia Ecoindustrial Pós-capitalista”

https://calafou.org/

Tamera (Portugal)

“Estação de Escola e Pesquisa para a Utopia Realista”. Modelo forte de amor livre, integrando muitos outros aspectos e projetos.

https://www.tamera.org/

FearLess Cities

Vilas e cidades “destemidas” na se organizam para defender os direitos humanos, a democracia e o bem comum na Europa. O movimento municipalista global se reuniu pela primeira vez em Barcelona em junho de 2017 com o objetivo de radicalizar a democracia, feminilizar a política e enfrentar a extrema direita. Desde então, movimentos de bairro, prefeitos e vereadores têm colaborado para construir redes globais de solidariedade e esperança de baixo para cima.

http://fearlesscities.com/

Común Tierra

Uma longa lista e mapa das comunidades sustentáveis latinoamericanas.

http://comuntierra.org/site/comunidades_e_projetos.php

Ecoclash

Página para partilha de conhecimentos sobre modos de vida alternativos. No lin, uma lista de lugares de vida coletiva e outras listas.

https://ecoclash.jimdo.com/2015/11/25/lieux-de-vie-collectifs-fermes-squat-ecolieu/

Global Ecovillage Network

Rede que vislumbra um mundo de cidadãos e comunidades com poderes, projetando e implementando caminhos para um futuro regenerativo, enquanto constrói pontes de esperança e solidariedade internacional. Lista e mapa de comunidades e ecovilas no mundo.

https://ecovillage.org/

Rainbow Gathering (nômade)

Comunidades anarquistas e temporárias, de caráter nômade e global, organizadas não comercialmente e não hierarquicamente para celebrar a vida e a harmonia entre as pessoas e a natureza. Cada encontro dura apenas um mês, mas em qualquer momento tem ao menos menos um acontecendo em algum lugar do mundo.

https://en.wikipedia.org/wiki/Rainbow_Gathering

CASA

O Conselho de Assentamentos Sustentáveis ​​da América Latina é uma rede que integra movimentos, projetos e agentes de mudança que praticam e promovem uma vida em harmonia com a terra.

https://redcasalatina.org/participa-2/

Lista de comunidades intencionais (em inglês)

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_intentional_communities

LA Ecovillage (Estados Unidos): Ecovila em contexto urbano (Los Angeles, EUA).

https://laecovillage.org/home/about-2/

Kunan Pacha (Chincheros, Peru)

A comunidade Kunan Pacha, cujo nome quer dizer “tempo-espaço presente”, “mundo do agora”, foi fundada por Fito Losa. Em parceria com Valeria, e com muitos viajantes e voluntários passageiros, vivem uma vida comunitária, conduzem cerimônias com medicinas da floresta e semeam os orgânicos que futuramente permitirão uma comunidade autossustentável. A missão é oferecer um espaço que seja um oásis, onde há para todos, tudo vem da terra e se compartilha entre família. Onde as pessoas possam chegar, trabalhar, curar-se.


REDES DE UTOPIAS

This changes everything – Beautiful Solutions

Muitas utopias organizadas por categoria. Em inglês.

https://solutions.thischangeseverything.org/

Global Tapestry of Alternatives

A Tapeçaria Global de Alternativas busca construir redes de alternativas ao redor do globo e promover a criação de novos processos de confluência.

https://globaltapestryofalternatives.org/

Atlas of Utopias

Galeria de transformações inspiradoras lideradas por comunidades em temas como água, energia, sistemas alimentares e habitação. Apresenta 33 histórias de 24 países. Responde à iniciativa Cidades Transformativas, que busca aprender com as cidades e coletivos que trabalham em soluções para garantir o acesso a água, alimentos, energia e habitação. Essas iniciativas demonstram na prática que outro mundo é possível e já acontece.

https://transformativecities.org/atlas-of-utopias/

Vikalp Sangam (India)

O projeto, chamado Confluência de Alternativas, identifica iniciativas de transformação social na Índia em várias áreas de intervenção.

http://vikalpsangam.org/

Mapa digital da agricultura ecológica no mundo

https://projetocolabora.com.br/ods12/nasce-mapa-da-agricultura-ecologica-no-mundo/

Foundation for Intentional Community

https://www.ic.org/