Vamos colaborar com o Armário Coletivo?

Vamos colaborar com o Armário Coletivo?

22/04/2021 Blog

O Laboratório da Utopia (Luta) está engajando pessoas interessadas em colaborar com projetos de transformação social em Florianópolis. É o SOS Utopias: uma rede de apoio a experiências utópicas.

O primeiro projeto que vamos apoiar é o Armário Coletivo, que distribuiu na cidade 14 armários para compartilhamento de roupas, sapatos e outros artigos. Este projeto é uma iniciativa importante tanto em nível social quanto ecológico, pois favorece a circulação comunitária dos objetos bem como a redução do consumo, do lixo e do desperdício.

Quer apoiar?

Para fazer o seu trabalho cada vez melhor, o Armário Coletivo precisa de apoio em seis tipos de atividade:

  1. Comunicação: melhorar a informação disponível nos armários e nos canais do Armário Coletivo sobre o que levar e o que não levar; estimular a retirada e todo tipo de reuso. Pesquisar a disponibilizar informação sobre descarte responsável de resíduos (para objetos que tenham esgotado sua vida útil).
  2. Manutenção das doações: guardiãs e guardiões que cuidem dos armários em visitas periódicas.
  3. Manutenção física dos armários: reparos de marcenaria OU criação de novas soluções para para a estrutura física do projeto.
  4. Financiamento do projeto: o Armário Coletivo precisa de ajuda para planejar e executar estratégias de obtenção de doações de dinheiro ou outras fontes estáveis de patrocínio.
  5. Reciclagem: ideias e projetos para reciclar/upcyclar tecidos e outros materiais de roupas e sapatos em mau estado.
  6. Lixo zero: conceber alternativas ao lixo para destinar os materiais que não possam ser reciclados nem reutilizados.

Como vê, todo tipo de conhecimento e inspiração tem seu valor para apoiar essa utopia! Vem cooperar?

Se você tem interesse em colaborar com o Armário Coletivo em um ou mais desses desafios, escreve pra gente. Pode ser aqui nos comentários, num inbox ou num e-mail para laboratoriodautopia@gmail.com.

SOS Utopias: juntando forças para impulsionar a mudança