O que faremos

O que faremos

Nossos principais projetos para os próximos anos são os seguintes.

Armário coletivo na UFSC

O Luta planeja, para 2021-2022, implementar um Armário Coletivo na UFSC, com apoio de uma equipe de voluntários/as. Produziremos material informativo e didático a partir da experiência de implementação, para estimular e apoiar a realização do projeto em outros espaços, por outros grupos.

Para saber mais do Armário Coletivo, veja esse vídeo.

Ou leia este ebook aqui:
[ providenciar o link para o PDF ]

Disseminar conhecimento sobre TTCs

Contribuir com a disseminação da proposta de legislação para regularização fundiária conhecida como Termo Territorial Coletivo (TTC). É uma invenção baseada em experiências internacionais consolidadas que pretende favorecer a legalização de terras ocupadas por comunidades pobres, a partir da ideia de posse e gestão coletiva das áreas sobre as quais foram erguidos imóveis de propriedade familiar ou individual. Propostas de projetos de lei nas esferas federal, estaduais e municipais têm sido formuladas por ativistas e organizações que lutam pelo direito à moradia. Além disso, experiências de organização coletiva de comunidades têm sido levadas adiante como estratégias de mobilização para favorecer a implantação das novas leis, quando forem aprovadas pelas Câmaras, Assembleias e o Congresso Nacional. O Luta acompanha as atividades de dois grupos relacionados aos TTCs: uma rede de ativistas de todo o país que visa divulgar e articular as ações em favor do projeto e as iniciativas que, em Florianópolis, visam experimentar estratégias coletivas de organização coletiva em comunidades pobres.

Curso online de introdução à utopia

Em 2020, o Luta promoveu pela primeira vez o curso online “Introdução à Utopia”. Nos próximos anos, a equipe do projeto quer experimentar novos formatos do curso:

  1. uma nova edição online voltada para grupos, com atividades sincrônicas;
  2. uma versão inteiramente online e assíncrona do curso, para aproveitamento individual; e
  3. uma versão presencial do curso, para testar recursos pedagógicos de aprendizagem que não puderam ser experimentados no contexto de ensino remoto imposto pela pandemia de Covid19.

O curso é voltado tanto para ativistas como para estudantes e contribui para surgimento de voluntários.as às iniciativas do Luta ou dos coletivos com os quais o Laboratório da Utopia se relaciona.