In Brazil

Utopias in Brazil

PRODUÇÃO & CONSUMO

Instituto Chão

ONG de revenda de produtos de pequenos produtores orgânicos em preço igual. Seu lucro vem de doações espontâneas ou assinatura mensal.

http://www.institutochao.org
https://www.facebook.com/institutochao/


ORGANIZAÇÃO SOCIAL

MST

Movimento dos Sem Terra, uma referência internacional em movimentos sociais e um ator importante na luta política latinoamericana.

www.mst.org.br/

Usina de ideias (Curitiba, PR)

ONG criada em 2015 com um grupo de moradores da favela do Parolin.
“Pensando em trazer para os moradores ações e atividades sociais e culturais para crianças, jovens, adultos e idosos moradores ou não da favela. Sempre ouvimos que a favela é carente, então resolvemos juntos mudar isso.
Ninguém conhece melhor a favela do que os próprios moradores, dessa união surgiu a Usina de Idéias que já realizou alguns eventos, sempre com parceiros que acreditam em nós e nos fortalecem para que a favela tenham acesso a cultura, cursos, palestras e conhecimentos dos direitos humanos.”

https://www.facebook.com/udifp

Banco Comunitário Palmas

Informações adicionais não encontradas.

https://www.institutobancopalmas.org/


OCUPAÇÕES

Espaço Comum Luiz Estrela (Belo Horizonte, MG)

Ocupação de imóvel público abandonado. Espaço comum de criação e compartilhamento artístico, político e cultural, aberto e autogestionado desde 2013. Orientado pelo princípio do “comum”.

https://espacocomumluizestrela.org/
https://www.facebook.com/espacoluizestrela

Violeta – Casa de Cultura Popular (Porto Alegre, RS)

Ocupação de imóvel abandonado, utilizado para moradia e eventos culturais comunitários.

https://www.facebook.com/ocupavioleta

Ocupação Pandorga (Porto Alegre, RS)

Ocupação de espaço público abandonado, organizada por famílias, coletivos e viajantes, com fins de moradia, arte e cultura, sob orientação anarquista e anticapitalista, desde 2015. “Oficina de circo e bicicleta, saraus, atividades musicais e cinematográficas começaram a integrar a programação da Pandorga, voltada para os moradores da vila Cabo Rocha – comunidade de origem quilombola vizinha à ocupação – e de toda a Capital gaúcha.” As crianças da comunidade em torno usam o espaço para brincar. Há uma horta com alimentos, ervas e PANCS (Plantas Alimentícias Não Convencionais). “Eu vejo a Pandorga como um laboratório de experiências sociais. A gente testa novos tipos de organizações, novos tipos de relações e é um lugar de experimentação”.

https://bit.ly/2SUo5KT

Kuna Libertária (Porto Alegre, RS)

Espaço ocupado, oferece oficinas e atividades comunitárias, “buscando fortalecer vínculos humanos sem mediação do capital”.

https://www.facebook.com/kuna.libertaria

OCA – Ocupação Coletiva de Arteirxs (Pelotas, RS)

Informações adicionais não encontradas.


https://www.facebook.com/ocupacaoarteirxsOCA/?__mref=message_bubble

Casa Raiz Libertária

Informações adicionais não encontradas.

https://www.facebook.com/RaizLibertaria/timeline


CULTURA

Comitê Latino-americano (Porto Alegre, RS)

“Ilha de confraternização latino-americana”.

https://www.facebook.com/comite.latinoamericano.5/


INFORMAÇÃO

Mídia Ninja

Coletivo muito bem organizado e engajado, com excelentes produções para a resistência e mudança.

http://midianinja.org/

Outras palavras

“Comunicação compartilhada e pós-capitalismo”. Recebem apenas de doações de leitores/as (pontuais ou regulares) e têm uma crescente rede de negócios de apoio que dão desconto para leitores/as apoiadores/as.

http://www.outraspalavras.net/outrosquinhentos/

Azmina

Instituição sem fins lucrativos cujo objetivo é usar a informação para combater os diversos tipos de violência que atingem mulheres brasileiras. Informação e educação feminista e independente. Jornalismo, palestras, consultorias, campanhas e cursos para equidade de gênero.
A Revista AzMina é uma publicação online e gratuita para mulheres de A a Z. Jornalismo investigativo acessível, de qualidade.

https://azmina.com.br/

Nave Rede Livre

Muitas estão listadas aqui, como tripulantes deste evento. Sobre criar uma economia para a maioria.

http://nave.redelivre.org.br/

Buala

“Portal transdisciplinar e colaborativo que deve o seu nome à palavra de origem quimbundo usada em Angola no sentido de bairro, periferia, valorizando a ideia de comunidade.
Atuando nos domínios do pensamento, arte e memória, de modo transversal e problematizante, acompanha o debate pós-colonial e as diversas vozes críticas que o têm construído, nos domínios da história, ciências sociais em geral, literatura, cinema, arte, e jornalismo. O conjunto de assuntos é bastante amplo mas para simplificar descrevemos que trata de questões pós-coloniais e do sul global.”

https://www.buala.org/pt/a-nossa-buala

Baixa Cultura

“Somos um LABORATÓRIO ONLINE que trabalha com documentação, pesquisa, formação e experimentação em cultura livre. O que isso quer dizer? LABORATÓRIO porque um espaço de pesquisa e experimentação. ONLINE porque nossa casa é aqui, a internet. CULTURA LIVRE é um modo de produzir cultura a favor do compartilhamento, em busca da autonomia e em prol do conhecimento livre.
Fizemos parte da Casa da Cultura Digital em São Paulo, somos um ponto da Rede de Produtoras Colaborativas, que atua nas regiões Norte, Nordeste e Sul do país, e colaboramos com os grupos/redes hackerspace Matehackers, CCD POA, Ônibus Hacker, Café Reparo, Transformatórios e Cultura Libre Facción.
Acreditamos: Na democratização do conhecimento. No software livre. Na cultura livre e em licenças que permitam mais autonomia dos criadores. Na colaboração em vez da competição. No remix, porque nunca criamos do nada, sempre a partir de outros. Em abrir as caixas-pretas das técnicas, das práticas, dos produtos e do ensino. Na internet (livre) como direito humano fundamental e na neutralidade da rede. Em transparência para os fortes (governos, empresas) e privacidade para os fracos. Na criptografia, na documentação dos processos e dos produtos. Na justiça social, na economia solidária e, sobretudo, na autonomia de cada um.”

http://baixacultura.org/baixacultura/

Colabora

“O #Colabora é um projeto jornalístico que aposta numa visão de sustentabilidade que vai muito além do meio ambiente. Educação, saúde, desigualdade, saneamento, diversidade e consumo também são alguns dos nossos temas. Desde 2019, nossas editorias passaram a ser guiadas pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU. Acreditamos que o planeta só será sustentável se conseguir resolver, além dos problemas ambientais, suas mazelas sociais.

https://projetocolabora.com.br/quem-somos/


MariaLab

É uma associação sem fins lucrativos que atua na intersecção entre política, gênero e suas tecnologias. Coletivos de mulheres: “Redes Autônomas” e “Servidoras Feministas

https://www.marialab.org/infraestruturas-feministas/


ESPAÇO URBANO E NATUREZA

Instituto Ambientes em Rede

Promove ações que visam a conservação dos ecossistemas naturais e o desenvolvimento sociocultural através do exercício da cidadania ambiental. Representante no Brasil dos programas desenvolvidos pela Foundation for Environmental Education – FEE.

http://www.iarbrasil.org.br/

Rede Permaperifa

mutirões para construção de hortas urbanas na periferia e construção de redes de troca e de solidariedade.

https://www.facebook.com/REDEPERMAPERIFA/


EDUCAÇÃO


Pedagogia de emergência

Informações adicionais não encontradas.

http://pedagogiadeemergencia.org/

Projeto Pensadores Cariocas

Projeto de educação não-formal que leva filosofia para escolas públicas através de brincadeiras, dinâmicas, vídeos, e do próprio pensamento dos e das estudantes. “Quem pensa no que o aluno pensa? Nós pensamos!”.

https://www.facebook.com/pensadorescariocas

Campus comum

Informações adicionais não encontradas.

https://www.campuscomum.org/


SAÚDE INTEGRAL

DataSUAS

O DataSUAS é a maior, e única, plataforma de dados abertos da Assistência Social do Brasil. Para utilização pública, que centraliza informações como, localização por georreferência, contato e condições de funcionamento de todos os equipamentos e entidades – públicas ou privadas – que compõem a rede de serviços socioassistencial. Reúne também indicadores de situação de vulnerabilidade e risco social mapeadas pelas Secretarias Municipais de Assistência Social nos territórios como, o número de casos de violência e violação de direitos de crianças, adolescentes, mulheres, idosos e pessoas com deficiência.

https://datasuas.com.br/equipamentos#sobre

(A)Gentes do Riso

“Utiliza a arte da palhaçaria a serviço da alegria e do bem estar. O grupo de palhaços doutores transforma o ambiente hospitalar em arte, em diversão, em música, em festa… Cuida do que está bem, aumentando a luminosidade dos olhos e o colorido da alma.” Iniciado em 2011 pela Traço Cia. de Teatro.

www.facebook.com/osagentesdoriso/


COMUNIDADES

Comuna do Arvoredo (RS)

Comunidade urbana com inspiração rural criada em 2008 no centro histórico de Porto Alegre. Moradia coletiva, agroecologia, arte, cultura, terapias e ação direta.

https://www.facebook.com/pg/comunadoarvoredo/about/?ref=page_internal